2019年2月8日金曜日

意味調べるSan Leonardo in Settignano

新規更新February 08, 2019 at 11:27AM
【外部リンク】

San Leonardo in Settignano


Jbribeiro1: nova página: Neste detalhe da "Grande Vista de Roma" (1765), de [[Giuseppe Vasi, a p...


[[Imagem:S. Giovanni dei Fiorentini (D4) - Grand View of Rome - Giuseppe Vasi.jpg|thumb|direita|upright=1.2|Neste detalhe da "Grande Vista de Roma" (1765), de [[Giuseppe Vasi]], a pequena igreja está embaixo à esquerda (com o campanário e de costas para o rio), do outro lado do rio da grande igreja em primeiro plano, ''[[San Giovanni dei Fiorentini]]''.]]
'''''San Leonardo in Settignano''''', conhecida também como '''''Santi Leonardo e Romualdo'''''<ref>Rendina 2000 , p. 170</ref>, era uma [[igreja de Roma]] que ficava localizada na ''Via della Lungara'', no [[rione]] [[Trastevere (rione)|Trastevere]]. Era dedicada a [[São Leonardo de Camaldoli]] e a [[São Romualdo]]. O [[epíteto]] ''"Settignano"'' é uma referência à ''[[Porta Settimiana]]'', uma das portas da [[Muralha Aureliana]]. Nas fontes, esta igreja era conhecida por vários outros nomes, como '''''San Leonardo alla Lungara''''', '''''San Leonardo de Ponte Grandinato''''', '''''San Leonardo dei Camaldolesi''''' e '''''San Leonardo de Monte Grandinato'''''.

== História ==
Esta igreja ficava localizada num distrito conhecido como ''Settignana'' (ou ''Settimiana'') e ela foi mencionada pela primeira vez numa [[bula papal|bula]] promulgada pelo [[papa Inocêncio III]] (r. 1198-1216)<ref name = LOM>Lombardi 1998 , p. 328</ref>. Ela também aparece num documento do pontificado do [[papa Nicolau IV]] (r. 1288-1292), no qual é chamada de ''San Leonardi de Ponte Grandinato''<ref>Cherubini 1742</ref>, e no ''Catalogo di Torino'' ( 1320)<ref></ref> The church is also listed in the catalog of San Pio V as S. Leonardo, di di di Pietro . <ref>Hülsen 1927 , p. 299</ref>.

Nesta igreja, [[Santa Francisca de Roma]] e sua cunhada, [[Vannozza Santacroce]], caíram no [[rio Tibre]] e foram milagrosamente salvas. Num pequeno edifício no jardim vizinho à igreja estava uma pintura comemorando o evento<ref name = LOM/><ref>Armellini 1891 , p. 656</ref>.

O [[papa Gregório XIII]] (r. 1572–1585), em 1578, entregou esta igreja aos [[camaldulenses]] de [[Monte Corona]], que reconstruíram a igreja e erigiram um convento ao lado. Em 1704, o arquiteto [[Ludovico Gregorini]] construiu uma nova fachada<ref>Titi 1763</ref><ref></ref>.

Por iniciativa do [[papa Leão XII]], um pequeno porto fluvial, conhecido como ''[[Porto Leonino]]'', foi construído em 1827 nas imediações da igreja. Porém, ele foi logo demolido, já em 1853, quando a ''[[Ponte dei Fiorentini]]'' foi construída para ligar a ''Via della Lungara'' à igreja de ''[[San Giovanni dei Fiorentini]]''. A construção da ponte também levou à demolição de ''San Leonardo'', uma das poucas igrejas demolidas por ordem papal. O mosteiro acabou demolido para permitir a abertura do ''Lungotevere Gianicolense'' em 1887. Anos mais tarde, em 1942, a ponte acabou demolida para permitir a construção da nova ''[[Ponte Principe Amedeo Savoia Aosta]]''<ref name = LOM/><ref name=RAL></ref>.

A congregação sobrevive, mas é distinta dos ''Camaldolese Benedictine Congregation of Camaldoli'', pois os monges de ''Monte Corona'' não são [[beneditinos]].

== Interior ==
[[Imagem:Nolli 1748 San Leonardo in Settignano.jpg|thumb|direita|upright=1.2|Vista no [[Mapa de Nolli]] (1748), no número 1226. No 1227 está o ''[[Palazzo Salviati alla Lungara]]''.]]
Todo o complexo está hoje onde passa o ''lungotevere'', imediatamente em frente da entrada do ''[[Palazzo Salviati]]'' na ''Via della Lungara''; a muralha de contenção atual do [[rio Tibre]] marca a linha da antiga fachada. Apesar de ser uma igreja pequena, [[Giuseppe Vasi]], em meados do século XVIII, escreveu que a decoração no interior era magnífica. Apesar de seu tamanho, ela tinha uma cúpula [[octogonal]] sobre o [[presbitério (arquitetura)|presbitério]] com um alto [[tambor (arquitetura)|tambor]] e subdividido em oito porções. No centro, uma alta [[lanterna (arquitetura)|lanterna]] central<ref name=<MN></ref>.

O mosteiro estava pendurado, de forma precária, sobre a margem direita do rio e a água geralmente chegava até a [[abside]] da igreja. O [[altar-mor]]. A [[peça de altar]] principal era "[[Virgem Maria]] com os santos Leonardo e Romualdo", de [[Ercole Orfeo da Fano]]. Além dela, a igreja também abrigava uma "[[Virgem e o Menino]] com [[São Miguel Arcanjo|São Miguel]] e [[Santa Úrsula]]", de [[Allegretto Nuzi]] (1365)<ref> Venuti 1767</ref><ref>Gigli 1980 , p. 24</ref>.

== Bibliografia ==

*
*
*
*
*
*
*
*

== Ligações externas ==

*


[[Categoria:Igrejas destruídas de Roma]]
[[Categoria:1853]]

http://bit.ly/2t9DY2Z

注目の投稿

Wikipedia-FAN

 Wikipedia-FAN 【外部リンク】 https://ja.wikipedia.org/wiki/%E3%83%95%E3%82%A1%E3%83%B3_(%E6%9B%96%E6%98%A7%E3%81%95%E5%9B%9E%E9%81%BF) ファン (曖昧さ回避)...

人気の投稿