新規更新June 25, 2019 at 12:30AM
【外部リンク】
Vasily Karazin
Zervim: Ajustes e infocaixa.
'''Vasily Nazarovich Karazin''' (em , ; 30 de janeiro de 1773 - 4 de novembro de 1842) foi uma figura [[Iluminismo Russo|iluminista ucraniana]], intelectual, inventor, fundador do Ministério da Educação Nacional no [[Império Russo]] e editor científico. Ele é o fundador da Universidade da [[Carcóvia]] (agora [[Universidade Nacional da Carcóvia]] ).
== Biografia ==
[[Ficheiro:Vasiliy_Nazarovich_Karazin.jpg|miniaturadaimagem| Vasily Karazin ]]
Karazin nasceu na aldeia [[:uk:Кручик|Kruchik]], governo da Carcóvia , [[Império Russo]] (agora Bohodukhiv Raion de [[Oblast de Carcóvia]], [[Ucrânia]] ), seu pai era Nazary Aleksandrovich Karazin, um [[Império Russo|russo]] oficial do Exército Imperial (conhecido por seu envolvimento na rebelião Pârvu Cantacuzino de 1769 na [[Valáquia]]) e sua mãe fazia parte da elite [[Cossacos|cossaca ucraniana]]. <ref name="KUW231114">[http://bit.ly/2IE00Ds What Makes Kharkiv Ukrainian], [[The Ukrainian Week]] (23 November 2014)</ref> Karazin considerava-se da etnia [[sérvia]], embora sua família paterna originalmente conhecida como Karadji tivesse origem no [[Gregos|povo grego]] . <ref></ref>
Vasily Karazin foi educado em escolas de nobreza em [[Carcóvia]] e [[Kremenchuk]] . Com a idade de dezoito anos, ele partiu para [[São Petersburgo]] e passou por treinamento militar no prestigioso Regimento Semyonovsky . Ele também estudou na Escola de Minas, uma das principais instituições educacionais do Império Russo na época. Karazin, no entanto, se opunha a esse ambiente, e muitas vezes reagia contra as maneiras e costumes aceitos pela nobreza dos tempos. Insatisfeito com seu serviço militar, ele voltou para sua aldeia e se casou com uma [[Servidão|serva]] de quatorze anos.
Em 1798, Karazin tentou deixar a [[Rússia]], dada a sua oposição às políticas do [[Lista de monarcas da Rússia|imperador russo]] [[Paulo I da Rússia|Paulo I]], mas lhe foi negado um [[passaporte]]. Depois que ele tentou atravessar a fronteira ilegalmente, ele foi rapidamente preso.
Quando [[Alexandre I da Rússia|Alexandre I]] tomou o poder, Karazin começou a peticioná-lo com suas opiniões sobre o desenvolvimento do governo, apontando a necessidade do estado de investir em educação. Em 1802, ele obteve permissão do [[czar]] para abrir uma [[universidade]] em [[Kharkov|Carcóvia]]. Em 1 de setembro daquele ano, durante uma reunião da nobreza de Carcóvia, ele fez um famoso discurso sobre os benefícios de uma universidade, pedindo doações voluntárias. Na falta de financiamento suficiente e material acadêmico, Karazin passou por dificuldades para alcançar suas prioridades educacionais. A elite local preferia um colégio militar na cidade. <ref name="KUW231114">[http://bit.ly/2IE00Ds What Makes Kharkiv Ukrainian], [[The Ukrainian Week]] (23 November 2014)</ref>
Em 17 de janeiro de 1805, a [[Universidade Nacional da Carcóvia|Universidade da Carcóvia]] foi aberta; Karazin não participou da cerimônia de abertura, pois nessa época ele havia perdido sua posição no Ministério da Educação. De acordo com [[Aleksandr Ivanovitch Herzen|Alexander Herzen]], "as idéias colossais de Karazin foram redimensionadas para uma ''Hochschule'' [[Educação na Alemanha|alemã]] provinciana". <ref>[[Aleksandr Ivanovitch Herzen|Hertzen A.I.]] ''Emperor [[Alexandre I da Rússia|Alexander I]] and V.N. Karazin'' From Hertzen in 30 volumes – Moscow, 1959. –v. 16. </ref> Forçado a voltar para sua aldeia, Karazin não desistiu de todos os seus planos e estabeleceu uma escola para crianças locais. Em novembro de 1808, Karazin escreveu uma carta ao imperador intitulada ''Sobre a não intervenção nos assuntos europeus,'' pela qual ele foi preso pela segunda vez.
Karazin continuou seu trabalho acadêmico. Ele era um membro de 7 academias, publicou mais de 60 artigos em diferentes campos da ciência, principalmente [[agricultura]], [[farmacologia]], [[química]] e [[física]] . Como exemplo do seu espírito inovador, em 1810, na sua aldeia, abriu a primeira [[estação meteorológica]] da [[Ucrânia]].
Karazin repetidamente criticou o que ele via como a resistência de [[Alexandre I da Rússia|Alexandre I]] ao autogoverno e à educação nacional no Império Russo. Karazin foi o pai fundador do Ministério da Educação Nacional. Seu confronto direto com o Imperador [[Alexandre I da Rússia|Alexandre I]] foi tão público que, em 1820-21, Karazin foi aprisionado na fortaleza de [[Shlisselburg]]. Depois disso, ele viveu em sua propriedade familiar. Karazin morreu em [[Mykolaiv]].
O [[pintor]] e [[escritor]] russo Nikolay Karazin era seu neto.
[[Categoria:Mortos em 1842]]
[[Categoria:Nascidos em 1773]]
[[Categoria:Sérvios do século XVIII]]
[[Categoria:Meteorologistas da Rússia]]
[[Categoria:Cientistas da Ucrânia]]
[[Categoria:Engenheiros da Ucrânia]]
[[Categoria:Políticos da Ucrânia]]
[[Categoria:Políticos da Rússia Imperial]]
[[Categoria:!Páginas com traduções não revistas]]
http://bit.ly/2LdBWsL